A leitura do mundo depende da bagagem que construímos a partir das nossas experiências vividas. Basicamente é feita através da observação, assimilação e comparação. Vivenciamos experiências ou observamos experiências vividas por outras pessoas e, em seguida, comparamos estas experiências com novas realidades e, a partir daí, formamos nossos conceitos.
Quando participamos dos acontecimentos podemos extrair no exato momento em que eles ocorreram alguma experiência, bem como acontece quando presenciamos acontecimentos. Outra forma de adquirirmos experiência é através da audição de histórias verídicas contadas ou lidas.
Porém, há outro caminho para que consigamos formar conceitos: a arte – que poderá ocorrer através de filmes ou livros. A leitura tanto de livros reais ou fictícios nos permite refletir sobre os outros e sobre nós. A comparação entre uma experiência vivenciada por uma personagem e a nossa realidade nos permite pensar sobre nossos atos e chegarmos a conclusões ou conceitos que, muitas vezes, levaremos para a nossa vida.
E as indagações? Quando lemos temos a oportunidade da fazermos perguntas a nós mesmos. Sem o constrangimento de nos expormos abertamente. Perguntamos e, através da leitura perspicaz, conseguimos chegar a um denominador comum. Eis a importância da leitura.
E o bate-papo? O encontro com o escritor e a possibilidade de conversar com ele sobre a história construída enriquece o leitor. Depois de ter feito a leitura individual e de ter feito as devidas comparações com a sua realidade, o leitor tem a oportunidade de entender a construção daquele enredo.
Por que, tchê?Enfim, os porquês podem ser desvendados, indagados e, por fim, comparados a sua existência no mundo. Além disso, é muito importante que o jovem leitor construa desde cedo, o hábito ao convívio com o escritor, sendo através de bate-papos ou de Sessão de Autógrafos.
Portanto, nada mais enriquecedor para as crianças e/ou jovens do que serem convidados a participar de um bate-papo dentro da escola em que estão estudando, pois é imprescindível que a Instituição de Ensino promova Atividades Culturais que possam agregar valores, colaborando para a formação de leitores, verdadeiramente, engajados com a Literatura. Pois não basta decodificar letras, é necessário que encontremos sentidos e sensações nas palavras.
Então, promova você em sua escola um encontro entre o autor, sua obra e seus alunos! Permita que seus alunos possam sanar suas inquietações sobre si e sobre o mundo que os rodeia.
Passo a Passo do encontro Por que, tchê? :
Obra: O Mistério do Vento Negro
Por que, tchê?:
•Apresentação da autora;
•Bate-papo sobre a obra (previamente organizado pela escola/professores);
•Sessão de Autógrafos.
Público-alvo: alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental(dependendo da maturidade em que se encontra o aluno);
Requisitos: Aquisição mínima de:
(a combinar) exemplares para POA e Grande-POA
(a combinar) exemplares para Interior do Estado
Faz-se necessário que a contratação seja feita com antecedência mínima de 30 dias POA ou Grande-POA e 40 dias Interior do Estado;
Duração: 25 a 50 minutos aproximadamente (dependendo da quantidade de alunos e seu engajamento com a atividade e da preparação feita pela escola: possíveis perguntas feitas à escritora e Sessão de Autógrafos);
É aconselhável que seja feita uma prévia leitura;
Número de alunos: não há obrigatoriedade de uma quantidade mínima ou máxima (sendo que será exigida a aquisição da quantidade mínima de exemplares para cada bate-papo);
Mídias necessárias: microfone (para grandes ambientes)
Deslocamento, alimentação e possível estadia: a combinar (sugestão:incluso no pacote quantidade mínima de exemplares ou por conta da escola)