A leitura é muito importante para a formação do indivíduo. Porém, não basta decodificar letras para que se dê a leitura, propriamente dita, é necessário que se faça a leitura que está por trás das palavras escritas, é necessário que ocorra a reflexão do que está no texto.
Entretanto, professores e bibliotecários enfrentam um dilema: como despertar no leitor o desejo pela leitura sem que haja a necessidade da obrigatoriedade do ler? E, em se tratando de leitores ainda na fase infantil, como despertar o encantamento?
Para que este despertar seja possível, é necessário que exista o conhecimento prévio da experiência leitora da família da criança, da própria criança e do mediador de leitura. É preciso que conhecemos a realidade coma qual estamos trabalhando para que a prática da leitura não se transforme em mera Hora Recreativa, sem fins literários.
Portanto, a oficina direcionada para este estudo é indicada para aqueles que desejam se aprimorar destes novos conceitos a fim de que sua prática seja mais objetiva e enriquecedora.
Escola, agende hoje mesmo esta oficina para a sua escola e proporcione esta formação aos seus professores, bibliotecários e estudantes de Magistério, Pedagogia e Biblioteconomia.
LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA
Público-alvo: Professores de Séries Iniciais do Ensino Fundamental, bibliotecários, pedagogos, supervisores, estudantes de Magistério, Pedagogia e Biblioteconomia.
Conteúdos do Curso
AMBIENTE FAMILIAR E A LEITURA
· Pais leitores X Pais decodificadores;
· Leitura para a prática do dia a dia;
· Escritor: um ser desconhecido;
· Eventos Literários. O que é isso?;
· Pais e escola: um desafio da Literatura.
ESPAÇO ESCOLAR E O LIVRO INFANTIL
· Existe um espaço ideal para a leitura na escola?;
· Quais os locais em que os livros são encontrados no ambiente escolar?;
· Quem são os profissionais que promovem a leitura na escola?;
· Grade curricular dos profissionais que trabalham com a Literatura Infantil;
· Professor X Bibliotecário, parceiros ou rivais?;
· Feiras de Livros, qual é o sentido?;
· Escritores X Professores: diferentes olhares para a Literatura infantil.
LITERATURA OU LIVRO DIDÁTICO?
· De que forma os livros estão sendo utilizados na escola?;
· Por que professores utilizam livros infantis na sala de aula?;
· Livros didáticos ou literários?;
· Textos e pretextos para a Literatura na escola;
· Títulos das obras e seus conteúdos;
· A ilustração e a obra;
· Quais livros infantis estão chegando às escolas públicas?;
· Quais são os critérios para a aquisição de livros infantis nas escolas?
LITERATURA INFANTIL É COISA SÉRIA
· Conheço o universo infantil?;
· O que desejo ao escrever um livro para crianças?;
· A “leitura” dos livros somente de imagens;
· Meu livro pode ser lido em voz alta, utilizado em contação de histórias ou apenas, lido silenciosa e solitariamente?;
· Exemplos de leituras “dramatizadas”, contação de história e roda de leitura;
· Técnicas de incentivo à leitura.
Faz-se necessário que a contratação seja feita com antecedência mínima de 20 dias POA ou Grande-POA e 30 dias Interior do Estado;
Duração: 6 a 7 horas (dependendo do engajamento do público)
Mídias necessárias: Data Show (necessário que haja alguém para manuseá-lo durante a oficina) ou TV com conexão ao notebook para reprodução da mídia.
Valor do Investimento: a combinar (sugestão: aquisição de livros da autora/editora)
Local: na própria escola ou Espaço Metamorfose
Deslocamento, alimentação e possível estadia: a combinar (sugestão: incluso no pacote de quantidade mínima de exemplares ou por conta da escola).